Formulário de procura

Leucemia felina

Saúde

00:00
A sua classificação: Nenhum (2 votes)

Enviar vídeo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O vídeo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu vídeo.

Tente novamente.

Descrição

A leucemia felina é uma doença crónica causada por um vírus (FeLV), que compromete as defesas imunológicas dos gatos domésticos.

A leucemia felina é uma doença crónica causada por um vírus (FeLV), que compromete as defesas imunológicas dos gatos domésticos.

Com a sua progressão, o animal torna-se cada vez mais debilitado e suscetível ao aparecimento de infeções secundárias e de tumores.

O contágio ocorre pelo contacto do animal saudável com secreções infetantes (saliva, urina, sangue,etc) de um gato doente, pela partilha de taças de comida e de água ou por mordeduras. O contágio de mães para filhos é também possível através da placenta ou do leite. Os sinais clínicos são muito variáveis. De uma forma geral, os mais comuns são a perda de apetite e de peso, depressão e dificuldade em comer.

Não existe tratamento específico para a leucemia felina. O objetivo do tratamento consiste em evitar os efeitos que esta doença provoca, nomeadamente combatendo as infeções secundárias que se tornem evidentes, permitindo que o animal tenha uma qualidade de vida aceitável, durante o maior tempo possível

Os gatos com leucemia não devem ter acesso ao ambiente exterior, não só porque são uma fonte de infeção, mas também porque são mais suscetíveis.

Como a imunossupressão é a maior causa de mortalidade em gatos infetados com FeLV, é importante evitar as infeções oportunistas.

O melhor método de prevenção é impedir o contacto do animal com gatos que tenham estado sanitário desconhecido e proceder à vacinação. A vacina deve ser administrada  a animais que possuam um risco elevado de contrair leucemia felina (contacto com gatos que tenham estado sanitário desconhecido), ou seja, a todos os gatos que tenham acesso ao exterior.

Comentários