Formulário de procura

Regras gerais para transportar animais de carro

Legislação

00:00
A sua classificação: Nenhum (2 votes)

Enviar vídeo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O vídeo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu vídeo.

Tente novamente.

Descrição

O Código da Estrada não se refere ao transporte de animais em concreto, sendo que estes devem ser considerados carga.

 

O Código da Estrada não se refere ao transporte de animais em concreto, sendo que estes devem ser considerados carga.

 

Para os animais transportados dentro do automóvel, a lei apenas refere que o animal não pode prejudicar a condução, isto é, um animal deve ser transportado de forma a não afetar o condutor ou a visibilidade do mesmo. A licença especial para transportar animais não é necessária, desde que sejam animais de estimação e não para fins comerciais.

Contudo, em caso de acidente, os animais estão sujeitos aos mesmos perigos de impacto que os outros ocupantes e existem soluções eficazes no mercado para um transporte seguro dos animais.

Para todos os animais:

Caixa Transportadora – A forma mais estável de transportar um animal é recorrendo a uma jaula ou contentor próprio. Desta forma, evita que os animais consigam deslocar-se no carro de um lado para o outro ou ter algum comportamento imprevisível que possa distrair o condutor.

Para cães:

Cinto de segurança – O cinto de segurança para cães é uma espécie de trela que faz a ligação entre a coleira ou peitoral do animal e o local onde se insere o cinto de segurança. O peitoral parece aconchegar melhor o animal, em caso de uma travagem brusca.

Rede ou grelha divisória – Muitos cães são transportados na bagageira. Existe uma rede, mais frágil, ou grelha, mais resistente, que se coloca entre o porta-bagagens e a parte dos bancos traseiros para evitar que o cão possa ser projetado para a frente.

Em caso de acidente, cães de grande porte, podem prejudicar a assistência aos passageiros, ao impedirem que estranhos entrem na viatura onde se encontram os donos feridos. Assim, esta é mais uma razão para que sejam transportados em caixas adequadas. Existem marcas de automóveis que comercializam estas caixas e que se adaptam perfeitamente ao modelo e marca em causa.

Comentários

Declaração de Cookies