Formulário de procura

Devo escovar o meu gato? Como e quando?

Higiene

00:00
A sua classificação: Nenhum (7 votes)

Enviar vídeo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O vídeo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu vídeo.

Tente novamente.

Descrição

Como todos sabemos, os gatos lambem-se muito, por isso, a escovagem com regularidade é fundamental para retirar o pelo morto e evitar que os gatos o ingiram.

Como todos sabemos, os gatos lambem-se muito, por isso, a escovagem com regularidade é fundamental para retirar o pelo morto e evitar que os gatos o ingiram.

A ingestão de grandes quantidades de pelo pode levar à formação de bolas de pelo no estômago, podendo provocar vómitos e obstipação.

Os gatos possuem uma ferramenta muito útil para a manutenção da pelagem: a língua. Graças à sua superfície áspera, remove os pelos mortos, ordena e areja a pelagem. A escovagem com escova é um complemento à higiene efetuada pelo gato.

A frequência da escovagem bem como o tipo de escova dependo do tipo de pelagem do gato.

Gatos de pelo curto: Uma escovagem semanal com uma escova de seda natural é suficiente. De seguida, poderá pentear suavemente e com cuidado, com um pente de metal de dentes finos.

Durante o período de muda de pelo que ocorre na Primavera e no Outono, os animais devem ser escovados com maior frequência, bem como utilizar uma escova ou luva de massagem em borracha, para soltar os pelos mortos.

Gatos de pelo comprido: A escovagem deve ser diária para evitar a formação de nós e tufos de pelo que, para além de causarem um enorme desconforto ao gato, podem levar ao aparecimento de problemas de pele e predispor o alojamento de parasitas.
Deve iniciar-se a escovagem pela pelagem situada entre os membros posteriores, por trás das orelhas e dos membros anteriores e, finalmente, o pescoço e o dorso.

A cauda é a última parte a ser escovada, tanto no sentido do comprimento como lateralmente.

A escovagem deve ser introduzida o mais precocemente possível e deve ser uma prática diária, no caso dos gatos de pelo comprido, para que se habituem. É importante que o animal aceite a escovagem como algo agradável, para que não se torne numa batalha.

Comentários

Declaração de Cookies