Formulário de procura

Consigo educar corretamente o meu cão sem ajuda profissional?

Educação

00:00
A sua classificação: Nenhum (11 votes)

Enviar vídeo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O vídeo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu vídeo.

Tente novamente.

Descrição

O recurso a ajuda, no treino de um cachorro, visa sobretudo a aprendizagem dos métodos de ensino por parte do dono, para que as possa aplicar no dia a dia da sua convivência com o cão.

O recurso a ajuda, no treino de um cachorro, visa sobretudo a aprendizagem dos métodos de ensino por parte do dono, para que as possa aplicar no dia a dia da sua convivência com o cão.

Existem, no entanto, algumas dicas práticas que o podem ajudar a começar:

O principal aspeto do treino, nos primeiros dias de convivência, é aprender a fazer as necessidades no sítio certo (no exterior ou local próprio de casa destinado para isso). Deve colocar sempre o seu cachorro no lugar que destinou para fazer as necessidades fisiológicas após: cada refeição, beber água, brincadeiras ou momentos de excitação, ou sempre que o vir farejar sítios de casa. Não se esqueça que deve recompensá-lo sempre que este cumpra o “treino das necessidades”.

As rotinas consistentes e de confiança são extremamente importantes para ajudar o cachorro a confiar em si e é importante que todos os membros da família utilizem os mesmos sinais para o reconfortar, de forma a reduzir as hipóteses de confusão. As recompensas positivas e o incentivo ao bom comportamento, em vez de castigos com força física, irão ajudar a criar uma ligação forte, respeito mútuo e uma relação compensadora.

Com 3-4 meses, o seu cachorro irá começar a responder pelo nome que lhe atribuir. Pode começar com treino básico e exercícios simples para o ajudar a aprender ordens, tais como “anda cá”, “senta”, “pára” e “deita”.

Para ensiná-lo a sentar, segure um pequeno biscoito de recompensa perto do nariz do cachorro (não deve deixar que ele apanhe o biscoito), desloque-o lentamente para cima dos olhos dele, de modo que, naturalmente, o cachorro adote a posição de sentado. Assim que ele sentar, dê-lhe a recompensa, elogie-o ao mesmo tempo, e dê a ordem “senta”.

Para ensinar a deitar, segure o biscoito de recompensa à frente do cachorro e desloque-o em direção ao chão e entre as patas da frente. Desta forma, ele deve sentir-se incentivado a deitar-se e receber a recompensa. Assim que ele deitar, dê-lhe a recompensa, elogie-o ao mesmo tempo, e dê a ordem “deita”.

Seja consistente, o seu cachorro distrai-se com facilidade e pode demorar algum tempo até perceber exatamente o que tem que fazer. Pratique as repetições num ambiente calmo e utilize o reforço positivo.

Comentários