Formulário de procura

Os cães e os gatos também se constipam?

Saúde

00:00
5
A sua classificação: Nenhum (1 vote)

Enviar vídeo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O vídeo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu vídeo.

Tente novamente.

Descrição

A resposta é sim e não, isto é, constipam-se mas não apanham ou transmitem constipações aos humanos.

A resposta é sim e não, isto é, constipam-se mas não apanham ou transmitem constipações aos humanos.

Na verdade, tal como nos humanos, a constipação consiste numa infeção respiratória superior, com sintomas como  tosse, corrimento nasal, espirros, olhos inflamados e, por vezes, letargia e falta de apetite.

Estas infecções são geralmente causadas por vírus, bactérias ou ambos, em animais que por terem apanhado frio ou estarem mais fragilizados, as contraem de outros cães (no caso de cães), ou de outros gatos (no caso de gatos). Estas bactérias ou vírus são bastante “fiéis ao seu hospedeiro” e, portanto, nem os cães transmitem aos gatos nem os gatos aos cães. Da mesma forma, as nossas constipações ou gripes também não se transmitem aos animais e nem dos animais aos humanos. Existem exceções devido a mutações víricas, como são os casos das bem conhecidas gripes das aves ou dos porcos.

O tratamento é semelhante aos humanos e geralmente tem uma resolução fácil. No entanto, em caso de os sintomas persistirem mais de 24 horas, deve contactar o seu médico veterinário e não cair na tentação de usar medicamentos humanos, pois muitos deles têm efeitos diferentes nos animais, sendo alguns mesmo fatais em poucas horas.