Formulário de procura

As pulgas: como combatê-las?

Parasitas

00:00
5
A sua classificação: Nenhum (6 votes)

Enviar vídeo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O vídeo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu vídeo.

Tente novamente.

Descrição

Como referido no vídeo anterior, o grande problema do controlo das pulgas, não são as adultas, mas a contaminação massiva do ambiente por ovos e larvas que não se veem, mas perpetuam a infestação.

Como referido no vídeo anterior, o grande problema do controlo das pulgas, não são as adultas, mas a contaminação massiva do ambiente por ovos e larvas que não se veem, mas perpetuam a infestação.

Assim, por cada pulga adulta que se vê, existem centenas de ovos e larvas escondidas: nas carpetes, frestas do soalho, por baixo de móveis, atrás de electrodomésticos, etc.

É, portanto, fácil de compreender que o combate eficaz desta infestação implique matar não só as pulgas que vemos no cão e no gato (5% do problema), mas também, as formas jovens, espalhadas pela casa e zonas exteriores. 

Existe uma variedade de produtos, que atuam nestas duas frentes:

- Para eliminar as pulgas adultas, estão disponíveis no mercado: coleiras, champôs insecticidas, pós, sprays, gotas de aplicação local (spot on) e comprimidos.

- Para eliminar as formas jovens do ambiente, devemos recorrer a medidas mecânicas, físicas e químicas:

- As alcatifas, camas de animais e áreas de repouso na casa, devem ser aspiradas com um aspirador potente e, no final, deitar fora o saco do aspirador.

- As camas dos animais devem ser lavadas em água bem quente. Não usar palha ou algo similar nas suas camas.

- Existem, ainda, os sprays que podem ser espalhados pela casa e jardim, sobretudo nas zonas mais escondidas, para eliminar as larvas.

- Finalmente, uma das formas mais populares de combate às pulgas é a colocação de uma gota inseticida  no pescoço do animal, spot on. Existem várias marcas de spot on, sendo que os mais antigos têm mais resistências e, consequentemente, menor efeito.

- Em vez do spot on pode também ser usada uma coleira inseticida. As de boa qualidade têm a duração de mais de 3 meses e podem ser molhadas sem perda de eficácia.

- Outra opção para matar as pulgas adultas são os sprays de aplicação direta no animal.

- Qualquer que seja o método utilizado, evitar o acesso dos animais a zonas que sabemos estar infestadas (jardins públicos, por exemplo), ajuda bastante.

Nenhum destes métodos substitui o anterior e conforme a gravidade da infestação, poderão ser usados isolados ou em conjunto.