Formulário de procura

Os gatos também tomam banho?

Higiene

00:00
5
A sua classificação: Nenhum (6 votes)

Enviar vídeo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O vídeo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu vídeo.

Tente novamente.

Descrição

Ao contrário do que vulgarmente se diz, os gatos podem tomar banho. Porém os gatos são muito higiénicos e dedicam muito tempo do seu dia a limparem-se, o que faz com que este se torne dispensável.

Ao contrário do que vulgarmente se diz, os gatos podem tomar banho. Porém os gatos são muito higiénicos e dedicam muito tempo do seu dia a limparem-se, o que faz com que este se torne dispensável.

Para além disso, apesar de quase todos gatos gostarem de brincar com água, quando se trata do banho, a situação é diferente.

A melhor forma de dar banho ao seu gato é fazê-lo calmamente. Antes de começar o banho, deve preparar tudo o que vai necessitar e afastar o que possa constituir um perigo. Em função do tamanho do gato, poderá optar por dar banho na banheira ou mesmo no lavatório. O ideal é encher primeiro a banheira oulavatório com água tépida até uma altura de cerca de 10 cm e, só depois, colocar o gato e molhá-lo. Aplique, então, o champô e massaje suavemente. Evite que o champô entre em contacto com os olhos e que entre água para os ouvidos. Retire-o, de seguida, passando com bastante água. Nesta fase, se tentar ligar a torneira, faça-o, inicialmente, longe do gato e com a água com pouca pressão para que este não se assuste. Caso o gato não tolere o barulho da água a correr, opte por utilizar um recipiente de plástico para encher de água e verta suavemente sobre o gato. Enxagúe-o muito bem com uma toalha e tente secá-lo com o secador. Uma vez mais, é fundamental não fazer movimentos bruscos. Deverá ligar o secador no mínimo, longe do gato e ir aproximando progressivamente, avaliando a sua reação. Se não tolerar por completo o secador, é preferível deixá-lo secar sozinho. Para finalizar, o gato deve ser escovado com uma escova apropriada. Os gatos são alérgicos a muitas das substâncias utilizadas em champôs para cães, pelo que é essencial que se utilize um especifico para gatos.

Após o banho, o gato não deve vir para o exterior nem apanhar correntes de ar, para que não fique doente.