Formulário de procura

Lamber as feridas faz bem ao cão?

Na natureza, não existe outra alternativa para a limpeza das feridas.

5
A sua classificação: Nenhum (1 vote)

Enviar artigo a um amigo

Preencha os campos indicados em baixo.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

O artigo foi enviado.

Ocorreu um erro ao enviar o seu artigo.

Tente novamente.

Esta opinião generalizada vem do senso comum de que uma ferida suja, naturalmente infeta com mais facilidade do que uma ferida limpa, ainda que a limpeza seja feita por lambedura.

Na natureza, não existe outra alternativa para a limpeza das feridas, mesmo que este não seja o método mais eficaz. Ora, os nossos animais domésticos têm uma alternativa melhor, que o seu dono pode proporcionar limpando e desinfetando as feridas em casa ou com a ajuda de um médico veterinário, que o orientará da melhor forma.

A língua dos cães é áspera e abrasiva, e o lamber constante geralmente resulta em mais inflamação/infeção e, por consequência, uma cura mais lenta. Não deixe o seu cão lamber feridas abertas ou pontos cirúrgicos e avise o seu médico veterinário se este tentar ou demonstrar alguma intenção de fazê-lo. Em segundos, o seu cão pode piorar, ainda mais, o estado da ferida. Uma forma de contornar a situação é colocar um colar ou então, se possível, um penso, procurando sempre a opinião do seu médico veterinário primeiro.